Apresentamos desta vez uma incrível série de fotografias de Jan Kempenaers, que registra algumas das mais impressionantes estruturas da ex-Iugoslávia. Os monumentos foram comissionados pelo ex-presidente Josip Broz Tito entre os anos de 1960 e 1970 para homenagear os locais onde aconteceram as batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial (como Tjentište, Kozara e Kadinjača), ou os lugares que abrigaram alguns campos de concentração. Todas as imagens fazem parte de seu livro intitulado Spomenik.
Projetadas por diferentes escultores, como Dušan Džamonja, Vojin Bakić, Miodrag Zivkovic, Jordan e Iskra Grabul, e alguns arquitetos como Bogdan Bogdanovic e Gradimir Medaković, os monumentos apresentam um grande impacto visual, expondo a confiança e a força da República Socialista.
Durante a década de 1980, estes monumentos atraíam milhões de visitantes todos os anos, especialmente jovens em busca de "educação patriótica". Após a dissolução da República, no início dos anos 90, as estruturas caíram no esquecimento, e seus significados simbólicos se perderam.
Entre 2006 e 2009, Kempenaers percorreu a região da antiga Iugoslávia (hoje Croácia, Sérvia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedônia) carregando consigo um mapa de 1975. O resultado desta viagem é uma série fotográfica que ressuscita estas incríveis construções, hoje em um estado deteriorado e melancólico.
Referência: Crack Two